domingo, 3 de março de 2013

Caminhemos!

Bom dia, colegas!

Escrevo essa mensagem numa manhã agradável de domingo em Belo Horizonte. Tempo ameno depois de uma semana quente.

Gostaria aqui de resgatar com vocês alguns fatos dessa calorenta semana.

Como é sabido, na última quarta-feira, tivemos uma assembleia geral do SindSaúde. O que nos interessava de forma imediata na assembleia era o Termo de Acordo SES-SindSaúde. Após uma discussão rica com os EPGS presentes naquela ocasião, e deliberação da pauta, no texto encaminhado para avaliação da Gestão Estadual prevaleceu pleito de imediato Reposicionamento dos EPGS. Na sexta-feira, em reunião ocorrida entre o SindSaúde e a Gestão, cujo resultado ainda desconhecemos, o SindSaúde teria ainda autonomia para negociar o nivelamento dos EPGS I para o nível III, se necessário fosse.

Estamos aguardando a manifestação dos envolvidos para conhecermos o desfecho dessa história. O Termo foi assinado? Se assinado, foram acolhidos os encaminhamentos propostos pelos EPGS na Assembleia?

Tudo isso é muito importante. Mas, o que quero resgatar aqui, não é somente essa reunião e a expectativa do anúncio de seus resultados. Quero voltar um pouco mais no tempo.

Há cerca de mais ou menos um ano, estávamos bastante mobilizados, discutindo nossas demandas, buscando fazer um diagnóstico mais global da situação de nossa carreira, a relevância dos EPGS para a SES e o SUS-MG. Estávamos inaugurando uma construção coletiva e dando organicidade a um movimento que até antes não havia conseguido unir tantos colegas em torno da defesa da carreira e de objetivos comuns. E melhor, conseguindo apontar que nossos pleitos são consonantes com o projeto da Saúde Pública desenhada pelo povo brasileiro. Defender nossa carreira, é defender a gestão do SUS estadual.

Prezados, reconheço que ainda não chegamos onde queremos. Mas avançamos sim. E avançamos bem! Temos uma agenda com o Secretário Adjunto da SES. Acredito, estamos agora tendo o respeito do SindSaúde e dos colegas das outras entidades do Sistema Estadual de Saúde (nessa assembleia de que falei - Assembleia Geral SES, FHEMIG, FUNED, HEMOMINAS, ESP e UNIMONTES - tivemos nossa pauta específica discutida por trinta minutos!). Nós, colegas EPGS, "cansados de ser invisíveis", estamos deixando de sê-lo.

O horizonte nos acena metas ainda mais distantes e paradoxalmente urgentes! Mas não desistamos. Estamos avançando.

Para finalizar, resgato uma citação de Fernando Birri relembrada por Gilson Carvalho no 3o. Encontro Estadual de Saúde, ocorrido também na semana que se encerrou:

"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar."

Caminhemos, camaradas!

Abraços!
Marcone Silva
Presidente da AEPGS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário